Perguntas Frequentes

A e-NABLE Brasil conta com uma rede de voluntários dedicados a desenhar, imprimir, montar e distribuir próteses feitas em impressoras 3D para crianças e adultos com deficiência em membros superiores.

No Brasil, próteses devem ser prescritas por um profissional de saúde e seu uso deve ser acompanhado por um profissional da área de reabilitação. Por este motivo, a e-NABLE Brasil trabalha em parceria com profissionais de saúde para atender de forma segura e eficaz as pessoas buscam nossa ajuda.

Pessoas que não possuem um ou todos os dedos ou qualquer membro abaixo do cotovelo podem se beneficiar desses dispositivos impressos em 3D. Eles são especialmente úteis para crianças que normalmente não tem a opção de uma prótese convencional devido ao custo, tempo de troca das próteses ou devido a individualidade dos seus membros.

Como as próteses e-NABLE abrem e fecham usando a flexão do punho ou cotovelo para criar a tensão para fechar os dedos, o individuo deve ter um punho ou cotovelo funcional para poder tirar o máximo proveito na operação dos dispositivos recomendados pela e-NABLE.

 Nós recomendamos que as crianças tenham pelo menos 4 anos de idade antes de usar os dispositivos devido ao perigo de asfixia com as peças pequenas e também para que as crianças possam ter uma chance de aprender as coisas do dia a dia sem uma mão auxiliar.

Esses dispositivos devem ser vistos como ferramentas e não como uma prótese totalmente funcional. Crianças usam para tarefas simples como segurar uma garrafa de água enquanto segura algo para comer na outra mão ao mesmo tempo, ajudando-os a ter o equilíbrio que lhes permite usar ambas as mãos para andar de bicicleta ou se balançar em um balanço, segurar equipamentos esportivos como raquetes, segurar bolas, e outras tarefas simples que ficam mais fáceis com as duas mãos. Algumas crianças descobriram que nadar com elas tem ajudado bastante.

Esses dispositivos não conseguem suportar mais do que alguns quilos de peso e a força de pressão não é tão forte assim na maioria dos casos e não podem ser usados para brincar em barras elevadas, apertar os freios da bicicleta ou qualquer outra coisa que posso causar ferimentos se o dispositivo quebrar ou falhar.  Além disso o dedos não movem individualmente , eles tem uma função básica de agarrar.

Os dispositivos e-NABLE são  mecânicos e funcionam com base nos movimentos de punho e cotovelo dos usuários.

Quando o punho ou o cotovelo é flexcionado, isso aciona o movimento de pinça do dispositivo.

Ativação pelo movimento do punho:

Ativação pelo movimento do cotovelo:

 

Atualmente o Brasil carece de iniciativas que apoiem crianças e adultos que necessitam de próteses para membros superiores. Na maioria dos casos, as próteses e órteses disponíveis, não tem um apelo visual agradável para as crianças, não possuem movimento de pinça, dificultando a execução de movimentos básicos, são mais pesadas que dispositivos impressos em impressoras 3D e a maioria da próteses convencionais tem um custo elevado, tornando inviável sua aquisição pela população de baixa renda.

Os dispositivos criados pela comunidade e-NABLE, além de eficazes, tem comprovada ação positiva na autoestima e qualidade de vida de seus usuários, especialmente entre as crianças, graças ao seu visual moderno, agradável e colorido.

  1. Difícil acesso para pessoas de baixa renda a órteses e próteses, principalmente para crianças devido a constante necessidade de readaptação de tamanho.
  2. Grande número de pessoas da região com acesso a impressoras 3D e material de impressão para apoiar na manufatura dos dispositivos
  3. Entidades de apoio a pessoas com deficiência bem estabelecidas na região, o que possibilita a criação de parcerias para ajudar as crianças que solicitam os dispositivos e-NABLE.
  4. Pouca ou nenhuma divulgação desse tipo de solução em várias regiões do Brasil.
  5. Uma notável necessidade atuação na melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência dos membros superiores.

Existem muitos voluntários da e-NABLE que não possuem uma impressora 3D . Existem outras maneiras de participar! Saiba mais acessando a nossa área de voluntariado.