Dimensionamento de dispositivos e-NABLE

O ajuste adequado é essencial ao criar um dispositivo e-NABLE. Um dispositivo adequado pode ser usado durante todo o dia sem desconforto. Existem basicamente dois métodos disponíveis para determinar o tamanho adequado para um dispositivo e-NABLE.

O primeiro método foi criado pelo voluntário da e-NABLE, Peter Binkley. Embora um pouco mais desafiador para aprender, esse método produz os resultados mais confiáveis. Como abordagem visual, leva em consideração toda a geometria do membro do destinatário e do dispositivo e-NABLE, garantindo um ajuste confortável. Depois de aprender esse método e usá-lo uma vez, você achará muito mais fácil da próxima vez.

O segundo método baseia-se em apenas algumas medidas. Embora seja mais fácil de usar, esse método fornece resultados menos confiáveis e pode não produzir um dispositivo adequado, portanto, use essa abordagem com cuidado.

MÉTODO # 1 – O MÉTODO PETER BINKLEY

O método mais eficaz para determinar a escala adequada para um dispositivo e-NABLE é descrito nos excelentes Tutoriais do YouTube de Peter Binkley, disponibilizados para a comunidade em 10 de ago de 2015 e mostrados abaixo.

Peter Binkley foi homenageado com o 2017 InfyMakers Award por esta metodologia.
Para começar, primeiro você precisa baixe uma cópia do Blender, o software CAD de código aberto.
Em seguida, faça o download do arquivo
e-NABLE Device Sizing Blender File e abra no Blender.
Agora, assista aos vídeos abaixo (total de 21 minutos) e siga cada etapa com atenção.


A voluntária da e-NABLE, Donna Zimmerman, preparou resumo útil para acompanhar os vídeos abaixo.

Este é um  curso de 21 minutos sobre como usar esse arquivo. Não pule nenhum passo!

A imagem deve ser dimensionada adequadamente no quadro do Blender, ou o dispositivo não se ajustará corretamente.

Esta série é dividida em quatro partes.

Em relação a utilização do Blender, segue um vídeo em Português criado pela voluntária Angela Tsuda, com um ótimo resumo de como usar o Blender quando você já tem as fotos do usuário.

***Como dimensionar próteses e-NABLE usando o método Peter Binkley – Resumo ***

Método Peter Binkley

Não esqueça de ativar as legendas!

Parte 1 - Tirando fotos dos usuários para a e-NABLE


O primeiro passo é tirar boas fotos do usuário para que possam ser utilizadas no Blender em um segundo momento

Parte 2 - Importando e dimensionando fotos no Blender

A segunda parte mostra como navegar na cena do Blender.

Parte 3 - Importando e dimensionando fotos no Blender

A terceira parte ensina como importar, dimensionar e posicionar fotos em segundo plano no Blender.

Parte 4 - Ajuste Virtual de Dispositivos e-Nable no Blender

A quarta e última parte ensina como sobrepor e posicionar um conjunto de design sobre a anatomia do usuário para determinar a melhor escala para imprimir o dispositivo.

 

MÉTODO # 2 – MEDIÇÕES BÁSICAS

Stephen Davies de Team Unlimbited criou uma excelente planilha para ajudar a determinar a porcentagem ideal de escalonamento para dispositivos manuais e-NABLE.

Você pode fazer o download de uma cópia no formato Google Sheets ou no formato Microsoft Excel AQUI. Antes de fazer qualquer edição, você precisará fazer uma cópia da planilha para você (“Arquivo / Fazer uma cópia” ou “Arquivo / Download como” no Planilhas Google).

Basta digitar os valores para o Medidas do Destinatário (Largura da mão e comprimento da mão) nas células B24 e C24. A planilha será atualizada automaticamente. Consulte as matrizes para determinar a melhor escala para o tipo de dispositivo que você está fazendo.

Use isso como um guia geral, mas analise cuidadosamente os valores específicos na matriz para o tipo de mão que você está produzindo. Em alguns casos, um encaixe perfeito para a largura da mão é mais importante do que um encaixe perfeito para o comprimento da mão (ou seja, para comprimentos de mão mais curtos).

Por exemplo, um destinatário sem dedos pode ter uma largura de mão de 80 mm e um comprimento de mão de 80 mm. Referindo-se à matriz de dimensionamento Raptor Reloaded, a barra “Confidence%” colorida parece indicar que 85% é a melhor escala. Na verdade, você provavelmente estaria melhor com uma escala de 125%, que caberia na largura da mão corretamente. Ter um comprimento extra no dispositivo não será um problema, mas um dispositivo que seja muito estreito seria.

Dispositivos de braço requerem medições adicionais. Para criar o braço UnLimbited, basta inserir as medidas no Customizer do Thingiverse AQUI.  Para o Flexy Arm e outros dispositivos de braço, a planilha acima ajudará você a encontrar o melhor fator de escala.